No último 12 de maio, Alejandro Sanz participou, junto dos empresários mais importantes da Espanha, da inauguração Georgetown Forum "Momento Espanha" que foi celebrado no Westing Palace de Madri e que tem como objetivo estabelecer um espaço de reflexão sobre as metas e oportunidades da Espanha atual. Alejandro destacou que não é tão fácil "repatriar o talento" dos jovens espanhóis que vão tentar a vida fora do país por não encontrarem um emprego, porém, é necessário alguma medida para proteger a cultura e a Educação na Espanha. Ele ainda comentou que no que se refere ao seu setor, ao da música, "não é mais idôneo para falar de recuperação" pois " a crise já golpeava a cultura desde antes da crise econômica" e lamentou que "provavelmente não se recupere nunca". O que "salva" os músicos nos dias de hoje, são os shows, ainda que eles também tenham sofrido um retrocesso.
Sobre a "Marca Espanha", para Alejandro não basta dizer que ela é maravilhosa e que o país está de moda, pois se continuar assim, a fuga de talentos será "o pão de cada dia". E ainda destacou que estar de moda é deixar uma memória em nomes como o de Antonio Machado, Picasso, Cervantes ou Paco de Lucía, pessoas que ele disse "sentir-se orgulhoso de seu país" por que "na história da Espanha pesam mais as palavras e as pinceladas que o sangue".
Deixamos o link de um excelente artigo que saiu em Europapress.es sobre essa participação do nosso querido Alejandro Sanz.