Alejandro Sanz (Biografia)


Alejandro Sánchez Pizarro, Madera Medina, Posada Torres, Lópes Muniz conhecido pelo nome artístico de Alejandro Sanz, filho de Jesús Sánchez Madero (originário de Algeciras) e de Maria Pizarro ( originária de Alcalá de los Gazules), nasceu em 18 de dezembro de 1968, no bairro de Moratalaz (Madri – Espanha).


O amor do nosso querido poeta, Alejandro Sanz, pela música, vem de herança, pois o seu pai, Jesús Sánchez Madero fez parte de um grupo musical muito conhecido na Espanha. 

Alejandro, desde a sua infãncia se encantou pela música, e aos 7 anos começou a tocar violão. 


Seu autêntico sucesso se deu em 1991, quando assinou contrato com a gravadora Warner e gravou o CD Viviendo deprisa, com 10 canções de sua autoria y sob a produção de Nacho Maño e Miguel Angel Arenas (Capi).


Desta produção se destacam: "Los dos cogidos de la mano" e principalmente  "Pisando fuerte". Seu estilo começou sendo a de um cantor de baladas de voz "suave", dirigido principalmente ao público feminino. Para o seu segundo CD, Si tú me miras, ele repetiria a dupla de produção do seu trabalho anterior, e se confirmaria como autor de composições como "Si tú me miras" e "Cómo te echo de menos".  Neste CD Alejandro Sanz ainda contou com a participação ilustre do amigo pessoal e grande violonista flamenco Paco de Lucía, nas músicas "El escaparate" e "Mi primera canción".


E paralelamente a este CD, em 1994 se lançou o primeiro acústico de Alejandro Sanz, Básico, com 5 canções de cada um dos seus dois discos até então lançados.


Em 1995, temos o seu terceiro CD, como o nome de 3, e o single "La Fuerza del Corazón" fez deste "madrileño"  uma figura conhecida em vários países. Esse CD ainda foi lançado em mais dois idiomas, em Português e em Italiano.



E em 1997 chega Más, e os sucessos de "Y si fuera ella" e Corazón Partío", consolidando a carreira de Alejandro Sanz e permitindo que ele chegasse finalmente ao mercado discográfico brasileiro. O que renderia muitas vindas ao Brasil, em 1998, e dois shows no 2º semestre de 1999. 


A virada do milêncio, em 2000, traz El alma al aire, uma jóia de CD e com belíssimos videoclipes, como "El alma al aire" e "Quisiera ser". 
Em 2001 em sua crescente popularidade internacional realiza colaborações com artistas estrangeiros como The Corrs, grupo que grava uma versão em inglês do tema "Me iré" (autoria de Alejandro Sanz) com o nome de "The hardest day";  e uma versão em espanhol do tema de The Corrs "One Night", com o nome de "Una noche" (versão composta por Alejandro Sanz).  


Nesse mesmo ano Alejandro Sanz foi o primeiro artista espanhol a gravar um  Unplugged para a MTV. 


Em 2003, No es lo mismo, outro grande sucesso na brilhante carreira de Alejandro Sanz, em destaque para os singles "No es lo mismo", "Regálame la silla donde te esperé", "He sido tan feliz contigo", que lhe rendeu mais Grammys Latinos.  Também vale destacar, que a turnê de No es lo mismo, trouxe Alejandro Sanz de volta ao Brasil, para dois shows em março de 2004. 


E no final desde mesmo ano foi lançado o CD Grandes éxitos 1991-2004, um recompilatório de suas principais canções e duetos realizados com outros artistas. 


Em 2005 fez um dueto com Shakira, "La Tortura", que foi um sucesso em países como Espanha, México e Estados Unidos, cantando este tema com a colombiana Shakira, ele se tornou o primeiro artista espanhol a abris a gala dos MTV Music Awards.


2006 é o ano de El Tren de los momentos, e embarcamos neste trem ao som de "A la primera persona", "Te lo agradezco pero no" e "Enseñame tus manos", bellíssimos singles de puro lirismo.


2009 Paraíso Express nos traz "Los momentos Paraíso", através do dueto com Alicia Keys no tema "Looking for paradise", "Desde Cuando", "Nuestro Amor será leyenda" e "Lola Soledad". CD este que trouxe, novamente Alejandro Sanz ao Brasil em 2010: em abril, para a promoção de Paraíso Express; e em outubro do mesmo ano, para dois shows, Rio e SP. 

Mais algumas informações:


 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, 1 Premio Grammy al Mejor Álbum Latino del año por No es lo mismo (2004), 12 Premios Grammy Latino por El alma al aire (2000), Unplugged (2001) e No es lo mismo (2004). Realizou duetos com: Joaquín Sabina, Shakira, Lena, Malú, entre outros. 

Em 2010 e em 2011 también recebeu grandes prêmios:
  • Premio Visión (2010), reconhecimento que outorga A Casa Branca aos artistas envolvidos em projetos altruístas;
  • Prêmio Herencia Hispana da ASCAP (Sociedad Americana de Compositores, autores y editores), por suss constribuições a música da América Latina;
  • XV Edición Premios FEAPS (Federación Española de Organización en favor de personas con discapacidad intelectual, por sua colaboração com o projeto  "Labor Viva" (Cadernos Solidários 2010-2011);
  •  Save de Children 2011,  por seu comprometimento aos direitos das crianças de todo o mundo; ;
  • Castillete de Oro, no Festival del Cante de las Minas de la Unión (Múrcia) por sua contribuição ao Flamenco;
  • Medalla de Oro Al Mérito en las Bellas Artes concedida por el Gobierno Español, destinada as pessoas ou entidades que se destacaram no campo da criação artística e intelectual.